vitamina care

Psicologia infantil e juvenil

Dificuldades da Aprendizagem e Escolares

(Dislexia/ Disortografia, Dificuldades no Processo de Leitura e Escrita, Deficit de atenção, Baixo rendimento, Necessidades Educativas Especiais, Bullying, Sobredotação, Insucesso e Desmotivação Escolar)

Dificuldades Emocionais e Instabilidade

(Medos e fobias, Depressão, Traumas, Autoestima, Ansiedade, Ciúmes, Mutismo, Apoio no Divórcio dos Pais, Apoio no Processo de Luto)

Problemas Comportamentais

Dificuldades no Controlo dos Impulsos e Agressividade, Dificuldades no Relacionamento Interpessoal, Oposição e Indisciplina; Perturbação da Hiperatividade e Deficit de Atenção, Desenvolvimento e Valorização Pessoal, Auto Conhecimento, Resistência à Mudança.

Perturbações do Desenvolvimento

Autismo, Síndrome de Asperger, Deficiência Mental, Paralisia Cerebral, Sindrome Fetal Alcóolico

Aconselhamento Vocacional

aconselhamento vocacional

Processo:

  1. Entrevista inicial;
  2. Testes psicológicos e de exploração;
  3. Entrevista para discussão dos resultados.

Nutrição

A nutrição é uma parte essencial no desenvolvimento físico e psíquico. O serviço de consultas de nutrição da Vitamina têm como objetivo recomendar, implementar e motivar hábitos nutricionais adequados que tenham efeitos benéficos para a saúde e bem-estar da criança e do adolescente, atendendo as necessidades individuais.

Terapia da Fala

terapia da fala

Serviços

Prevenção

Rastreio

Avaliação

Diagnóstico

Intervenção

Aconselhamento

Áreas de atuação

linguagem
Linguagem
Leitura e Escrita
Leitura e Escrita
terapia da fala
Fala
Motricidade Orofacial
Motricidade Orofacial
Deglutição
Deglutição
Comunicação Alternativa e Aumentativa
Comunicação Alternativa e Aumentativa

Vantagens

Riscos

  • A intervenção é integrada na rotina da criança
  • Melhoria da qualidade de vida da família
  • Relação próxima com educadores e professores, permitindo um verdadeiro trabalho em equipa
  • Comprometimento do sucesso escolar é uma constante
  • Deteção mais tardia das dificuldades implicará uma intervenção mais demorada
  • Comprometimento da socialização

Destaques

Sucesso
Escolar

Intervenção
Precoce

Socialização

Fala

Linguagem

Psicomotricidade Crianças

Psicomotricidade Crianças

Áreas de atuação

Bebés e crianças com alterações no desenvolvimento e/ou aprendizagem

Alterações desenvolvimento psicomotor
Alterações desenvolvimento psicomotor
Perturbações Neurodesenvolvimentais
Perturbações Neurodesenvolvimentais
Dificuldades de Aprendizagem
Dificuldades de Aprendizagem
Problemas de Autorregulação
Problemas de Autorregulação

Serviços

Estimulação Psicomotora

Terapia Psicomotora

  • Âmbito preventivo e educativo
  • Programa de atividades para o ensino pré-escolar (creches e jardins de infância)
  • Aulas semanais de grupo com 30-45 minutos de duração que incluem atividades psicomotoras, de expressão musical, movimento criativo e relaxação
  • Objetivo: promoção do desenvolvimento global e harmonioso da criança pelo brincar
  • Âmbito reeducativo/reabilitativo
  • Intervenção terapêutica dirigida a crianças com necessidades especiais na promoção do seu desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social
  • Modelo de Intervenção Psicomotora em parceria com a família e escola: observação e avaliação iniciais; formulação de objetivos e do plano de intervenção individualizado; implementação do plano (sessões); avaliação contínua e final
  • Sessões (individuais ou grupais) de 45 minutos a 1 hora
  • Objetivo: Potenciar o processo de aprendizagem e a autonomia da criança

Workshops

Female african-american speaker giving presentation in hall at workshop. Audience or conference hall. Rear view of participants in audience. Conference event, training. Education, diversity, inclusive concept.

Podem ser dirigidos aos pais e encarregados de educação, ou as crianças e adolescentes. Áreas:

Coaching com cavalos

O coaching com cavalos é uma poderosa ferramenta para desenvolver as seguintes competências nas crianças e adolescentes, recomendado para qualquer criança/joven, e altamente efetivo para vítimas de bullying e crianças com dificuldades de relacionamento:

1053131

Banhos de Floresta

Através desta técnica japonesa poderá voltar a se conectar com a natureza e consigo mesmo de forma estruturada e melhorar a sua saúde e o seu bem-estar.
Durante o retiro combinaremos caminhadas suaves na floresta com atividades guiadas para facilitar a abertura dos sentidos, reforçar a intuição e experimentar a floresta com uma nova perspetiva. Ou seja, vamos passar um tempo na floresta estando totalmente presentes e usando os nossos sentidos para nos ligarmos à floresta e ao nosso eu interior. Vamo-nos concentrar em uma conexão mais profunda e holística com o ambiente natural usando os nossos sentidos e trabalhando profundamente nas nossas conexões sensoriais, abrindo um espaço de escuta e aceitação.

Os benefícios cientificamente comprovados dos Banhos de Floresta incluem:

Psicomotricidade Idosos

Pretty nurse and senior patient in a wheelchair looking at camera outside

Áreas de atuação

Idosos com diagnósticos e/ou défices psicomotores

Dementia,Therapy,In,Playful,Way,,Training,Fingers,And,Fine,Motor
Doença de Alzheimer e outras demências
Elderly,Caucasian,Man,Wearing,Hand,Made,Protective,Face,Mask,in,Nursing
Depressão e Ansiedade
Senior,Man,With,Spikey,Balls,In,Gym,With,Physiotherapist
Parkinson, AVC, Síndorme pós-queda
Faceless shot of senior man in disability standing with metal walker and trying to walk with help of doctor
Problemas no equilíbrio e na motricidade

Terapia Psicomotora

  • Âmbito preventivo
  • Programa de atividades para lares e centros de dia: aula do movimento (atividades psicomotoras e relaxação), conviver para aprender (atividades sensoriais e de estimulação cognitiva)
  • Sessões semanais de grupo com 45 minutos de duração
  • Objetivo: aumento da autonomia e a melhoria da qualidade de vida do idoso

Estimulação Psicomotora

  • Âmbito preventivo e reabilitativo
  • Intervenção terapêutica dirigida a idosos com diagnósticos e nos quais se manifestam uma série de défices evidentes
  • Modelo de Intervenção Psicomotora em parceria com a família e instituição: observação e avaliação iniciais; formulação de objetivos e do plano de intervenção individualizado; implementação do plano (sessões); avaliação contínua e final
  • Sessões (individuais ou grupais) de 45 minutos a 1 hora
  • Objetivo: Retardar os efeitos dos défices manifestados e melhorar a qualidade de vida do idoso

 

Destaques

Corpo

Movimento

Relação

Expressão

Rigor

Riscos

Vantagens

  • Intervenção centrada na pessoa e na família e integrada nas suas rotinas
  • Parceira com a família e a escola/instituição
  • Melhoria da qualidade de vida da pessoa e da família
  • Comprometimento do desenvolvimento global da criança, com repercussões no contexto familiar e escolar
  • Desenvolvimento precoce das dificuldades associadas ao envelhecimento normal e patológico

Ficou com alguma dúvida?

Contactos

Morada

R. da Piscina nº15, 1495-151 Miraflores – Algés

Email

info@vitamina.pt

Telefone

211 976 849 / 934 643 031

Sobre Vitamina

Tempos livres de qualidade para crianças felizes, jovens confiantes, adultos realizados e idosos saudáveis

redes sociais