Ter de encarar o futuro com borbulhas no rosto
O 7º ano de escolaridade, início da adolescência
Este é, talvez o ano letivo com mais impacto no futuro dos adolescentes. Há bons alunos que num repente deixam de o ser e vice-versa. É fundamental fazer uma boa transição.
O impacto na vida dos jovens
Este ano académico pode ter um impacto significativo na aprendizagem e no bem-estar de alunos, famílias e professores. É uma transição que tem um impacto muito forte na formação identitária, é emocionalmente desafiadora e os jovens sentem ansiedade, insegurança e medo face ao ambiente escolar. A adaptação a novos grupos de colegas é difícil e depende da construção de novas redes de amigos e colegas, de se encaixarem em diferentes círculos sociais. Também envolver-se ativamente a conhecer novos professores e se adaptarem aos seus métodos.

A mudança na estrutura curricular e na carga de trabalho é grande, por vezes as expectativas saem frustradas. Alguns adolescentes conseguem fazer este caminho solitário com sucesso, mas é fundamental a atenção, a compreensão e o apoio da família, dos professores e por vezes o recurso a outras entidades ou profissionais como psicólogos ou centros de estudo como o Vitamin Lab.
O apoio dos pais no início da adolescência
Os pais devem dar apoio emocional, encorajamento e orientação. Os pais também devem acompanhar o progresso académico, participando em reuniões escolares e fornecendo recursos adicionais quando necessário. A comunicação dos encarregados de educação com a Escola e com os professores é essencial na medida em que permite uma reação atempada às preocupações e desafios identificados.
Os professores estão cientes das pressões e desafios emocionais dos alunos e têm um papel vital nesta fase da vida dos adolescentes criando ambientes acolhedores, oferecendo orientação e apoio académico, e promovendo a inclusão fazendo-os descobrir novas habilidades e competências.
Desafios da puberdade
O estudo das “shool transitions” é desde os anos sessenta uma área abordada sistematicamente nos países ocidentais e revela que a puberdade é uma fase do crescimento em que os desafios na aprendizagem pode ter várias origens que podem ser complexas e interconectadas. Algumas das principais incluem:
- Mudanças Neurobiológicas: Durante a puberdade, o cérebro passa por transformações significativas na sua estrutura e funcionamento. Essas mudanças podem afetar a atenção, a memória, o processamento cognitivo e a capacidade de autorregulação, contribuindo para dificuldades de aprendizagem;
- Flutuações Hormonais: As flutuações hormonais características da puberdade podem afetar o humor, a motivação e a regulação emocional, o que por sua vez pode influenciar a capacidade de concentração e aprendizagem;
- Pressões Sociais e Emocionais: A puberdade é um período de intensas pressões sociais e emocionais. Questões como a auto-imagem, as mudanças corporais, a busca por identidade e a necessidade de pertencer a grupos podem distrair os adolescentes e impactar a sua capacidade de se focarem nos estudos;
- Stress e Ansiedade: A transição para a puberdade pode ser stressante para muitos adolescentes. Preocupações sobre desempenho académico, aceitação social e futuro profissional podem levar a níveis elevados de stresse e ansiedade, prejudicando a aprendizagem;
- Distúrbios de Saúde Mental: Problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, TDAH (Transtorno de Déficite de Atenção e Hiperatividade), transtornos de ansiedade social e outros distúrbios, podem surgir ou agravar-se durante a puberdade, afetando negativamente a capacidade de aprendizagem;
- Ambiente Familiar: O ambiente familiar desempenha um papel crucial na aprendizagem dos adolescentes. Conflitos familiares, falta de apoio emocional, desorganização doméstica e outros fatores podem afetar adversamente o desempenho académico;
- Mudanças no Ambiente Escolar: A transição para uma nova escola ou nível de ensino pode ser desafiadora. Diferentes expectativas académicas, estruturas curriculares e métodos de ensino podem dificultar a adaptação dos adolescentes;
- Problemas de Aprendizagem Específicos: Além das questões mencionadas acima, alguns adolescentes podem enfrentar dificuldades de aprendizagem específicas, como dislexia, discalculia ou TDAH, que requerem intervenções e apoio personalizado;
- Fatores Socioeconómicos: A falta de acesso a recursos educacionais, como tutoria, apoio psicológico e materiais de estudo, devido a fatores socioeconómicos, pode criar barreiras adicionais para a aprendizagem.
O início da adolescência tem um impacto significativo no futuro dos jovens, e com tantas variáveis é um período difícil para os jovens, mas também para pais e professores. O sucesso académico e pessoal é um trabalho de toda a comunidade.
Francisco Alvim
Diretor Geral Vitamina
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