Qual é a intervenção mais eficaz para combater a ansiedade nas crianças e jovens?
Sintomas de ansiedade nas crianças e jovens
A ansiedade é o problema de saúde mental mais frequente nos menores, com uma incidência entre 10 e 20%. A ansiedade nas crianças e jovens pode apresentar sintomas diferentes daqueles que se apresentam nos adultos, podendo manifestar-se como medo, preocupação, dor de cabeça, dor de estomago, problemas de sono, irritabilidade ou fadiga. As perturbações de ansiedade têm consequências que interferem significativamente na qualidade de vida, afetando os resultados académicos e as relações sociais e familiares.
Como combater a ansiedade nas crianças e jovens
Os melhores resultados para combater a ansiedade obtêm-se combinando a intervenção cognitivo-comportamental do menor com a terapia familiar. Segundo a Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente a terapia cognitivo-comportamental é a mais indicada para as perturbações de ansiedade, e inclui vários aspetos, como a psicoeducação, técnicas de relaxamento e respiração, exposição a situações que causam ansiedade ou que são stressantes para a criança, através de jogos de role-playing, condicionamento operante, estratégias para a resolução de problemas, modelação e formação em competências sociais e reestruturação cognitiva ou autoinstruções de competência.

Segundo os estudos mais recentes, quando combinamos esta terapia focada na criança com a terapia focada na família, conseguem-se melhores resultados e em menos tempo. Não quer dizer que a causa da ansiedade seja a família, mas sim que a família pode ser um catalisador para a tratar com sucesso.
Personalidades que aumentam a predisposição para sofrer de ansiedade
Existem caraterísticas da personalidade das pessoas que aumentam a predisposição para sofrer ansiedade, como a personalidade dependente ou evitativa, que caraterizam-se por uma baixa autoestima, baixa tolerância à frustração, pessimismo e insegurança. O tipo de personalidade das crianças influencia o comportamento dos pais com os seus filhos, por exemplo, as crianças mais inibidas promovem uma maior superproteção por parte dos pais, que pode contribuir para desenvolver ansiedade. Nestes casos, a terapia familiar não só acelera o tratamento, mas também é essencial para quebrar o círculo.

Na Vitamina Lab oferecemos terapia cognitivo-comportamental para as crianças e jovens, combinada com terapia familiar Vitamina, para que juntos consigamos o melhor resultado.
Sobre Vitamina
Tempos livres de qualidade para crianças felizes, jovens confiantes, adultos realizados e idosos saudáveis