“Segundo a tradição do yoga, a nossa verdadeira natureza encontra-se num estado de «ananda» – felicidade – e praticar yoga ajuda-nos a regressar a este ponto.”

O que é o yoga?

O yoga é uma forma de estar na vida, um sistema holístico que trabalha o «todo» do Ser Humano. Não se pode por isso reduzir a uma prática de exercício ou a um conjunto de posturas físicas.

A palavra yoga tem origem no sânscrito yug, que significa «juntar», «unir» tudo o que faz parte de nós. O yoga procura assim a recuperação do equilíbrio e do bem-estar do “todo”, ou seja, Corpo-Mente-Espirito, da pessoa.
Esta trindade é composta por 5 koshas (ou corpos), nomeadamente:

Annamaya-kosha – corpo físico;

Pranamaya-kosha – corpo energético (ou força da vida);

Manomaya-kosha – corpo mental;

Vijnanamaya-kosha – corpo esclarecido (ou mente superior);

Anandamaya-kosha – corpo da felicidade.

Se um dos koshas se encontrar desequilibrado, acaba por afetar os restantes.
Na prática temos o exemplo, se o individuo se sentir doente, em consequência poderá sentir-se desanimado e infeliz.
Através do yoga trabalhamos estes 5 koshas de modo a reequilibrar o todo.

Como refere Christina Brown “A maioria das pessoas inicia-se no Hatha Yoga (nomeado o “yoga da força”) praticando e focando nas posições psicofísicas, mas este estilo contempla, além do ásana, regras de conduta moral, exercícios respiratórios, concentração e meditação”. O yoga é assim, neste ou noutros estilos, muito mais que exercício físico, é uma filosofia de vida, é união e presença.

Qual o objectivo do yoga?

Apesar de existirem diferentes estilos de yoga, o objectivo é sempre o mesmo, o Samádhi, ou seja, a Iluminação da Consciência e/ou Compreensão da Existência.

Tal consegue-se através do equilíbrio do todo, da neutralização do padrão dos pensamentos. Segundo o Yoga Sutras, o yoga é justamente definido como chitta-vrtti-ni-rohdah, ou seja, “apaziguamento da atividade da mente».

Em termos de felicidade, o yoga permite ao ser humano vivenciar a felicidade, levando-o a tomar consciência de que esta se encontra dentro de si e não no mundo exterior.

Ficou com interesse em praticar yoga?

Conheça os retiros YIN – Yourself In Nature

Sobre Vitamina

Tempos livres de qualidade para crianças felizes, jovens confiantes, adultos realizados e idosos saudáveis